sexta-feira, 9 de março de 2012

A Primeira escola pública de Teatro da Baixada Fluminense agora também é profissionalizante!


O presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated/RJ), o ator Jorge Coutinho com o Secretário de Cultura de Nilópolis, o ator Augusto Vargas, o diretor da Escola Municipal de Teatro, Luiz Guarnier, os diretores do SATED/RJ Mario Marcelo, Everton Mesquita, Cisneiro, Ornelas Filho e o corpo técnico do SATED/RJ se reuniram para solicitar a assinatura de convênio com a Prefeitura de Nilópolis. "O convênio com o SATED/RJ visa proporcionar aos nossos alunos da Escola de Teatro o reconhecimento para certificarmos o curso como profissionalizante e o direito de retirar o DRT, nome popular para o registro profissional no Ministério do Trabalho (emitido pela Delegacia Regional de Trabalho)", explicou Augusto Vargas.

Para atores, o registro profissional é emitido após parecer do Sindicado de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, o SATED. Vale lembrar que cada Estado possui o seu escritório regional. Teoricamente todos os profissionais do meio artístico devem ser filiados ao SATED - (atores, produtores, figurinistas, técnicos, entre outros) para ter direito ao seu registro profissional.

Augusto Vargas comemorou a mais nova conquista para os nilopolitanos. "Esta é mais uma grande vitória da Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cultura, que este ano regulamentou por decreto a criação da escola, regimento interno, estatuto, toda parte estrutural, pedagógica e carga horária adequada, para estar nos moldes padrões das escolas do gênero", concluiu.

Um comentário: